Pages

28 de mar. de 2010

Coordenação

Com a confirmação da candidatura a deputado federal de Cido Spada (ex-prefeito de Sarandi), o ex-vereador maringaense Aristides Mossambani aparece como nome certo na coordenação da campanha.

Reforma


Muito em breve começam as obras de reforma da fachada da Câmara de Vereadores de Maringá. A intervenção é bem vinda para dar aspecto mais moderno ao prédio. Além de intervenção na parte interna, o presidente Märio Hossokawa também estuda algumas alterações no saguão de entrada, como a instalação de catracas e terminais de computador para consultas públicas.

Gripe suína

Ministério da Saúde informou na sexta-feira que 36 pessoas morreram de influenza A (H1N1) – gripe suína neste ano no país. O levantamento refere-se até o dia 20 de março. O maior número de mortes foi registrado na Região Norte (24), seguida pela Região Sul (7). Em 2009, foram registradas 2.051 mortes no Brasil devido à doença, a partir de abril, quando teve início a pandemia.

Em busca da paz


Bastou Corinthians e São Paulo perderem seus jogos no meio de semana para o Campeonato Paulista ganhar importância de Taça Libertadores. Timão e Tricolor nunca esconderam que a prioridade do primeiro semestre é a competição sul-americana, mas o clássico entre eles, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pode transformar o ambiente e aumentar a pressão que sofrem pela conquista do título internacional. O momento do Corinthians é mais delicado e ai pode aparecer o Fenomeno (foto) que adora este tipo de situação. Com duas derrotas consecutivas, o time dirigido pelo técnico Mano Menezes deixou o G-4 e caiu para a sétima colocação, com 26 pontos, dois a menos que a Portuguesa, última a se classificar neste momento. Um novo tropeço reduz ainda mais a chance de o Alvinegro avançar às semifinais e continuar lutando pelo bicampeonato. Depois, ainda pegará Ituano (fora) e Rio Claro (casa). A torcida confia e muito em uma vitória sobre o Freguês.

Massa chega em 3º

Após a monótona corrida no Bahrein, com uma procissão que irritou pilotos e torcedores, a Fórmula 1 precisava de uma chacoalhada na Austrália. E foi uma pancada de chuva dez minutos antes da largada que desencadeou uma das provas mais animadas dos últimos tempos na categoria. Quando o pole Sebastian Vettel passou reto na curva e abandonou na 25ª volta, o atual campeão tomou as rédeas em Melbourne. Primeiro a apostar nos pneus para pista seca, Jenson Button assumiu a ponta e conduziu sua McLaren até a bandeirada do ator John Travolta, vencendo pela primeira vez desde o GP da Turquia no ano passado e quebrando um jejum de 11 corridas em nove meses. Atrás de Button veio um heroico Robert Kubica. O polonês da Renault segurou a pressão do inglês Lewis Hamilton durante a maior parte da prova e terminou em segundo. O brasileiro Felipe Massa completou o pódio e assegurou o melhor início de temporada da carreira, com o segundo lugar no Bahrein e o terceiro na Austrália. Para chegar lá, ele resistiu ao fogo amigo do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que rodou na largada e caiu para último, mas fez uma excelente corrida de recuperação para terminar em quarto. O bicampeão mundial segue na liderança do campeonato, com 37 pontos, quatro a mais que Massa e seis a mais que Button.

Dicesar fora do bbb 10


O maquiador Dicesar recebeu 58% dos votos do público e é o penúltimo participante do BBB 10, antes da final, a deixar a disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. O lutador Marcelo Dourado recebeu 42% dos votos e segue na briga pelo prêmio. "Dourado compreendeu perfeitamente Dicesar e Dicesar compreendeu perfeitamente Dourado. Hoje é o fim da guerra entre vocês", disse Bial no discurso de eliminação. O discurso enfatizou a necessidade de tolerância. "Vocês dois sabem que violência não é a solução", completou Bial, antes de pedir para os dois ficarem de pé e fazerem o cumprimento tradicional dos lutadores de judô. Após abaixarem a cabeça, eles se abraçaram e com isso o prêmio já pode ser entregue para o Dourado, pois nenhum dos outros 4 participantes tem a popularidade que ele tem.

Serra abre nove pontos

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra o pré-candidato do PSDB à presidência, o governador de São Paulo, José Serra, nove pontos à frente da pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff. Segundo o levantamento, realizado nos dias 25 e 26 de março, o tucano tem 36% das intenções de voto, enquanto a petista aparece com 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário.

Eleições causam debanda

O governador Roberto Requião (PMDB) e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) renunciam a seus cargos na próxima semana para se desincompatibilizarem e estarem aptos à disputa nas eleições de outubro. Requião será candidato ao Senado e Beto ao governo do Estado. Mas o fim do prazo para desincompatibilização não causará mudanças apenas nos chefes dos Executivos estadual e municipal. Orlando Pessuti (PMDB) e Luciano Ducci (PSB) assumirão como governador e prefeito da capital, respectivamente tendo que nomear novos membros para suas equipes. É grande o número de membros do primeiro e segundo escalões do governo e da prefeitura que deixarão o cargo até sexta-feira (dia 2, último dia do prazo) para disputar a eleição de outubro. Só o governador Requião já assinou 12 exonerações de secretários ou diretores de autarquias. A maioria deixará o cargo na quinta-feira, 1º de abril, junto com Requião. Já estão assinadas, e publicadas no Diário Oficial da última quarta-feira, as exonerações dos secretários Melo Viana (PV) Controle Interno, Gilberto Martin (PMDB) Saúde, Rasca Rodrigues (PV) Meio Ambiente, Valter Bianchini (PT) Agricultura e Nelson Garcia (PSDB) Trabalho.

Igreja no combate a dengue

A quantidade de pessoas infectadas com a dengue em Maringá continua a subir. Até sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde já havia notificado 2.578 casos, com 642 confirmações. Diante da situação, a pasta decidiu ampliar a campanha contra a doença, envolvendo várias igrejas. A partir de domingo (28) - Domingo de Ramos e início da Semana Santa para algumas religiões - começa a campanha “Páscoa sem Dengue”, que pretende sensibilizar e mobilizar os fiéis no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Três secretários podem deixar Prefeitura

Três secretários municipais podem deixar a Prefeitura de Maringá na próxima semana, já que, como cogitam disputar as próximas eleições para a vaga de deputado estadual, precisam se desincompatibilizar dos cargos que ocupam. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para o afastamento é 02 de abril, a próxima sexta-feira. Uma reunião a ser realizada neste domingo (28), entre os líderes da base de apoio da administração municipal, irá definir quantos deles e quais serão os secretarios que deixarão as funções. Os nomes em questão são o de Antônio Carlos Nardi (Saúde), José Luiz Bovo (Fazenda), Ulisses Maia (chefe de gabinete do prefeito, cargo que tem status de secretaria). Todos do PP, mesmo partido do prefeito Silvio Barros, com isso o secretario dos transportes Walter Guerlles esta fora da próxima disputa.

Fim da era Requião

Na próxima quinta-feira, o governador Roberto Requião deixa o comando do Paraná. Ele sai do cargo para poder se candidatar ao Senado na eleição de outubro – a legislação eleitoral determina a desincompatibilização seis meses antes do pleito. Ao deixar o governo, o peemedebista não encerra apenas um ciclo de governo. A cerimônia de transmissão do cargo para o vice, Orlando Pessuti, marcará também o fim de uma era. Somado todo o tempo como governador, inclusive a primeira gestão (1991-1994), Requião atingiu a marca de pouco mais de 11 anos no poder.

Campanha por mais segurança

Boletim de ocorrências
Fazendo programa ao vivo na TV Girafa (www.tvgirafa.com.br), tenho que ler diariamente o boletim de ocorrências que é enviado pela PM. Sabia que a coisa era feira, mas estou espantado com o número de furtos, roubos e assaltos. Gente! É assustador! Falei com alguns amigos da imprensa e me disseram que a situação está cada vez pior. Homens e mulheres de todas as idades estão sendo assaltados em plena luz do dia. Vamos ficar de braços cruzados enquanto a bandidagem fica livre, leve e solta levando o terror aos maringaenses?

Corrente
Os bandidos estão entrando em residências, roubando carros, rendendo pedestres, invadindo estabelecimentos comerciais. Está acontecendo de tudo. Algo precisa ser feito. Sugiro que o pessoal dos sites e blogs faça uma corrente denunciando a insegurança em Maringá. Sei lá como, mas é preciso agir. Um trabalho conjunto começando na internet e se espalhando para outros órgãos de imprensa da cidade. Taí minha sugestão. Meu e-mail: imprensadepaula@gmail.com.

Parceria com o medo
Pra começar, tinhamos que fazer uma campanha, criar uma "logo", uma arte, sei lá como se chama isso... Uma tarja preta no blog com a inscrição do tipo: "Estou com medo da bandidagem! E você?" ou "Socorro, não quero ser assaltado!" ou ainda "Segurança: meu medo passou dos limites" ou mais ainda "Em Maringá, o medo é meu parceiro!" e ainda mais "Socorro, minha vida grita por segurança". Sugestões são bem vindas. A gente se reúne e escolhe a frase.

À disposição
Se os colegas blogueiros e quem mais topar quiserem se reunir aqui no estúdio da TV Girafa é só entrar em contato. A gente organiza uma reunião e põe essa campanha pra funcionar. Não podemos aceitar passivamente essa situação. Acredito que seja possível criar um grupo apartidário, sem qualquer interesse que não seja o de pedir mais segurança. Sugestões são bem vindas. Quem quiser liderar este movimento, que lidere, conte comigo.

Primeiro passo
Tive mais uma idéia. Poderíamos reproduzir nos sites e blogs as ocorrências relacionadas a roubos, furtos e assaltos registradas no BO enviado diariamente pela PM. Uma página padrão poderia ser preparada para que todos que fossem informar a utilizassem. Dia após dia mostrando o que a bandidagem faz com o pobre cidadão indefeso, com mulheres, idosos, crianças. terrorismo em estado puro. Tínhamos que organizar uma ação conjunta, disparando no mesmo horário e informando o endereço do site ou blog de cada um que abraçou a campanha. Acho que dá matéria nacional até porque a violência está em todos os cantos deste Brasil. Por baixo, pelo menos uns cem blogueiros participariam. O que você acha? Lve esta idéia adiante.

Tudo banal
Tornou-se tão frequente a ação dos ladrões que a imprensa nem publica mais roubo de bicicleta, celular, tênis, carteira, relógio, roupas no varal etc. Só quando há invasões a residências e a família fica trancada no banheiro que há repercussão. Daqui uns dias, de tão comum, nem isso vai ser divulgado.

Cuidado!
Cuidado ao sair de casa. Cuidado ao chegar em casa. Cuidado ao sair do carro. Cuidado ao entrar no carro. Cuidado na calçada. Cuidado na praça. Cuidado na chegada à escola. Cuidado na saída. Cuidado no supermercado, no bar, no shopping, na lotérica... Tranque portões, portas e janelas em qualquer hora do dia e da noite. Tenha cachorros, cerca elétrica e alarmes. Em Maringá, o medo é nosso parceiro!

Postado por BLOG DO DE PAULA

Concurso


25 de mar. de 2010

Em tom de despedida

O que era para ser uma solenidade de lançamento de edital virou despedida quase oficial. O prefeito Beto Richa (PSDB) esteve na Câmara Municipal de Curitiba ontem para a assinatura do edital de licitação para restauro do Palácio Rio Branco. Como foi sua última presença no Legislativo como prefeito, Beto discursou em tom de despedida. “Tivemos um ótimo relacionamento nos últimos cinco anos. Quem ganhou com isso foi a população, que teve a Prefeitura e os vereadores trabalhando em sintonia pelo bem da cidade”, disse Beto, que na próxima terça passa o cargo para o vice Luciano Ducci (PSB), para se desincompatibilizar para disputar o governo do Estado.

Até o dia 31

Estudantes têm até a próxima quarta-feira (31), para solicitar o benefício do Passe Livre do ano de 2010 e para carregarem os cartões. Esse é o último prazo estipulado pela Secretaria dos Transportes, que recebe as solicitações desde o dia 7 de janeiro. O cadastramento e a recarga podem ser feitos no segundo piso do Terminal Rodoviário Jamil Josepetti, das 9 às 15 horas. Para fazer as solicitações, os estudantes devem levar a declaração de matrícula da instituição de ensino. O cartão do Passe Livre é concedido para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio ou superior das redes públicas e particular. Para ter direito à utilização do cartão magnético do Passe Livre nos ônibus de transporte coletivo do município o aluno deve residir a uma distância mínima de 1.500 metros da instituição escolar.

Tempo nublado

O tempo deve ficar parcialmente nublado nesta quinta-feira (25) em Maringá, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Há risco de precipitações de intensidade leve em todos os períodos do dia. A temperatura varia entre 21ºC e 28ºC, com ventos fracos ou moderados.

Sem tempo

Pessoal, estou sem tempo de atualizar o blog e ontem foi meu aniversário, então imagina a correria que foi. Aos poucos vou soltando as notinhas.

21 de mar. de 2010

CIAGYM perde o clássico

A equipe do Colégio Londrinense/FEL/Sercomtel voltou a contar com ao apoio do torcedor em seu ginásio para vencer a segunda partida pela Chave Ouro do Campeonato Paranaense, na noite de sábado (20). Depois de começar perdendo por 1 a 0, o Londrinense acabou virando o jogo e bateu o rival Giagym/Maringá por 5 a 3.

Vergonha

O Engenheiro Beltrão cumpriu a promessa e não apareceu ao Ecoestádio Janguito Malucelli para enfrentar o Corinthians-PR. O Timãozinho venceu por W.O. e subiu para 19 pontos na classificação, entrando momentaneamente na faixa de classificação à segunda fase. No entanto, a equipe do Barigui precisa torcer por um tropeço do Operário, que enfrenta o Nacional, em Rolândia, ou do Cianorte, que pega o Iraty, como mandante. O Aereb, já rebaixado, alega que tem R$ 13 mil referentes a placas de publicidade para receber da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e por isso não viajou a Curitiba. A entidade que rege o futebol paranaense, por outro lado, contesta dizendo que o Beltrão não pagou nenhuma taxa de arbitragem desde o início do Estadual.

Duas caras

A mais recente pesquisa do Ibope sobre a sucessão presidencial revela que cerca de 12,5% dos eleitores se apresentam com “duas caras” ao manifestar a intenção de voto. Eles são os que querem eleger a pessoa apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas citam José Serra como seu candidato favorito. Ou os que preferem alguém da oposição, mas se dizem inclinados a votar na petista Dilma Rousseff. Essas declarações de voto paradoxais e incoerentes, de quase 16 milhões de eleitores, revelam um alto nível de desinformação e de desinteresse na eleição, segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari.

20 de mar. de 2010

Lula multado

O ministro auxiliar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias aplicou multa de R$ 5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por entender que ele fez campanha eleitoral antecipada, em favor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República, na inauguração de um complexo poliesportivo em Manguinhos (RJ), em maio do ano passado. A decisão atende em parte ao pedido do PSDB, que pedia a cobrança de multa ao presidente e à ministra.

Acidentes

O aumento do número de acidentes nas avenidas em que foram implantados o sistema binário é preocupante e revela a necessidade de se adotar medidas para, entre outras coisas, reduzir a velocidade. A impressão que se tem é que o sistema tem a simpatia dos motoristas e não há dúvida que resolveu alguns problemas de retenção de tráfego. Em que pese um problema ou outro, pontuais, o sistema binário tem sido eficiente, mas não se deve fiar apenas em suas vantagens quando balanço de acidentes revela números preocupantes.

Campeonato Olímpico

Hoje acontece a 4ª rodada do campeonato interno do Clube Olímpico de Maringá. Ao todo teremos seis jogos nesta tarde de muito calor aqui em Maringá. A equipe da Ricercato (foto) joga na rodada de hoje depois da goleada sobre a equipe da Forum/Artstampa no campo 2 contra a equipe da Germanya Caminhões. Os jogos estão programados para começarem as 15h30.

Dia D

O deputado federal Abelardo Lupion (DEM) estabeleceu o dia 3 de abril como limite para que os Democratas decidam para que lado vão nessas eleições. ''Vamos esperar a renúncia do Beto (Richa) para confirmar se ele vai ser candidato contra o Osmar'', disse. Lupion contou que está trabalhando para manter o acordo que reuniria PPS, PSDB e DEM em torno de Osmar desde 2006.

Paredão colorido

No programa dessa sexta (19), um paredão surpresa foi formado e colocou Dicesar e Serginho para se enfrentarem no décimo primeiro paredão do BBB 10, que acontecerá neste domingo (21).
A votação aconteceu em um dia atípico, em que Cadu conquistou a liderança e já teve que revelar seu indicado, colocando o maquiador Dicesar na berlinda. Serginho foi indicado pela casa com votos de Anamara e Marcelo Dourado. Fernanda votou na dançarina Eliane e Lia retribuiu votando em Fernanda. O emparedado Dicesar votou em Marcelo Dourado e Serginho em Anamara. A disputa promete ser acirrada, mas acredito que Dicesar vai sair com aproximadamente 55%.

Mais mudanças

A Secretaria de Transportes (Setran) fará alteração de sentidos em mais duas ruas de Maringá. A partir de domingo (21) a Rua das Camélias (Zona 21) e a Rua Olímpio Totti (Zona 20) - nas proximidades do Hospital Paraná, passarão a ter sentido único. Segundo a assessoria de comunicação do município, a Rua Olímpio Totti terá sentido único em toda a extensão e a das Camélias terá sentido único no trecho entre a Avenida Teixeira Mendes e a Olímpio Totti.

Mais uma lei vetada

O prefeito Silvio Barros (PP) vetou, nesta sexta-feira (19), a lei que exigia a presença de seguranças vigiando caixas eletrônicos, inclusive em supermercados e demais comércios que têm esses equipamentos. A norma, aprovada há um mês pelos vereadores, era criticada por empresários, que inclusive ameaçavam retirar os caixas eletrônicos caso tivessem de contratar profissionais para cuidá-los.

Pedofilia em Maringá

Oito crianças já reconheceram o homem de 55 anos preso no último sábado (13) como sendo autor de abuso sexual contra menores. Até quarta-feira (17), cinco meninas afirmavam ter sido vítimas de agressão sexual por ele, e a Polícia Civil de Maringá confirmou que outras três também fizeram o reconhecimento. Os investigadores acreditam que o suspeito tenha estuprado pelo menos 30 meninas. Não quero nem imaginar a hora que esse bandido entrar na cadeia, os presos não suportam este tipo de crime.

18 de mar. de 2010

Aviso

SUS deve fornecer remédio

Muito oportuna a decisão do STF que obriga. o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir o fornecimento de remédios ou arcar com procedimentos médicos nos casos em que o paciente em tratamento não tiver condições de fazê-lo.A decisão, que abre precedente para outras ações, foi tomada no julgamento de nove recursos movidos pela União, estados e municípios para suspender determinações judiciais que mantinham a cobertura do SUS para tratamentos, procedimentos cirúrgicos, realização de exames e fornecimento de medicamentos.

Troca

Até agora não consegui ler nada sobre quem poderá assumir as vagas dos candidatos a deputados estaduais ou federais que trabalham na Prefeitura de Maringá. Na minha humilde opinião, Walter Guerlles deverá ser substituido por Gilberto Purpur, como chefe de gabinete Ulisses Maia poderá estar dando o seu lugar para Mário Alexandre e na Secretaria de Fazenda para o lugar do Bovo não faço nenhuma aposta.

Lançamento no dia 10

Em videochat para usuários da rede de microblogs Twitter, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o governador de São Paulo, José Serra, pretende anunciar sua candidatura à Presidência da República no dia 10 de abril, um sábado, em Brasília. O parlamentar promoveu a transmissão para comentar os resultados da pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, mas foi perguntado pelos internautas sobre o lançamento da candidatura de Serra. De acordo com a assessoria do PSDB nacional, Guerra disse que os partidos que apoiam a candidatura tucana trabalham para lançar Serra no dia 10. "Estamos trabalhando com a hipótese de lançá-lo e os partidos fazerem esse lançamento no dia 10 de abril. Quando terminar a Semana Santa, ele será candidato. Nada mais lógico, mais tranquilo, mais seguro e mais correto", afirmou no videochat, segundo a assessoria. "O anúncio será em Brasília."

Tempo quente

Maringá terá tempo firme e quente nesta quinta-feira (18), prevê o Instituto Tecnológico Simepar. Pela manhã, o céu fica claro, praticamente sem nuvens. À tarde, a nebulosidade aumenta, mas ainda sim o sol prevalece. A temperatura do dia varia entre 19ºC e 33ºC. Os ventos terão intensidade fraca ou moderada.

Lei seca volta a ser discutida

Os vereadores de Maringá devem discutir novamente a Lei Seca durante a sessão desta quinta-feira (18). A previsão é de que o projeto da vereadora Marly Martin Silva (DEM) - que estabelece a Lei Seca em toda a cidade - pode entrar em regime de urgência especial. O pedido foi assinado por seis parlamentares liderados por Evandro Junior (PSDB). O tucano deseja que a Casa vote projeto de sua autoria, que busca anular os efeitos da Lei Seca atualmente em vigor, que proíbe a venda de bebida alcoólica por novos estabelecimentos que estejam a até 150 metros de instituições de ensino superior. Evandro havia tentado colocar o projeto em votação na sessão de terça-feira (16), mas o presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PMDB), indeferiu a tramitação.

Campeonato Gol a Gol da LBV

Estão abertas as inscrições para o I Campeonato Gol a Gol, promovido pela Legião da Boa Vontade através do Programa LBV – Esporte é Vida, não violência!. A competição será realizada de 12 à 15 de abril, no período da manhã e da tarde. Podem participar meninos e meninas de 11 a 16 anos de idade, devidamente autorizados pelos pais e/ou responsáveis. Os interessados devem comparecer ao Centro Comunitário e Educacional da LBV ( Rua Peroíbe, 338 - Parque das Grevíleas III), em horário comercial até o dia 9 de abril e apresentar um documento pessoal e declaração escolar. Serão premiadas as duplas campeã e vice-campeã de cada categoria. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (44) 3263-2316, com Ari.

Beto Richa no Twitter

O site TwitterRank, que destaca os “tuiteiros” mais influentes na internet, aponta Beto Richa na liderança entre os prefeitos que usam o microblog para se relacionar com o público. Beto tem quase 9 mil seguidores e é o primeiro colocado em uma lista que inclui mais de 60 prefeito. Para determinar a influência de uma pessoa no Twitter, o ranking analisa a interação do titular da conta no microblog com os seus seguidores. Menções, retweets e frequência de tweets são algumas das variáveis. Quanto mais o público interagir com a pessoa, melhor será sua nota.

15 de mar. de 2010

Aniversário



O vereador Evandro Junior recebe nesta terça-feira(16) os cumprimentos por mais um ano de vida e comemora a data defendendo na Câmara projetos importantes de sua autoria.

Árbitros aprovados para Copa

Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS), realizou 6 tiros de 40 metros em 5.7 segundos e os 24 tiros de 150 metros em 27 segundos, liderando o seu pelotão.Os árbitros assistentes Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR), também foram bem sucedidos nas provas que realizaram no seminário de arbitragem que foi realizado nas Ilhas Canárias (Espanha). Com esta performance, torna-se praticamente irrevogável a participação do trio de brasileiros no Mundial de 2010. Nos exames médicos, realizados anteriormente em Zurique, na Suíça, todos foram aprovados. A penúltima etapa ocorre na Argentina e no próximo dia 20 de maio a trempe brasileira viaja definitivamente rumo à África do Sul.

Semana com chuva

A semana deve começar com tempo fechado em Maringá. O Instituto Tecnológico Simepar prevê chuva para todos os períodos desta segunda-feira (15). Durante a manhã, as precipitações devem ter intensidade leve. À tarde e à noite, a chuva pode ganhar força. Há risco também de ocorrer trovoadas. A temperatura varia entre 21ºC e 29ºC. O Simepar prevê chuvas também para a terça-feira (16). A partir de então, porém, o tempo deve ficar seco. A temperatura se mantém abaixo dos 30ºC até quarta-feira (17). No dia seguinte, o calor aumenta.

14 de mar. de 2010

Perguntinha

Após mais uma demonstração de explícita campanha eleitoral pró-Dilma Rousseff na visita do presidente Lula ao Paraná na última sexta-feira, o TSE continuará fazendo vistas grossas às representações dos partidos de oposição?

Vacina gera boataria e confusão

O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira uma pesquisa sobre a campanha de imunização contra a gripe A (H1N1), que mostrou que 71% dos brasileiros acreditam na eficácia da vacina e que 83% não têm medo de tomá-la. Apesar da confiança da população, a vacina começa a gerar algumas dúvidas nos bastidores, por se tratar de um produto novo. Na internet circulam várias informações sobre o perigo da vacina e blogs chegam a afirmar que é mais perigoso tomar a dose do que contrair a gripe suína. A OMS defende a vacinação. No Brasil, a campanha começou no último dia 8. Nessa primeira fase, estão sendo imunizados os profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento da gripe suína e os indígenas aldeados. A campanha vai até o dia 21 de maio e deve vacinar 91 milhões de pessoas no país. No Paraná, onde foram registradas 299 mortes pela doença, 5 milhões de pessoas devem ser vacinadas.

Show


Sandalia da humildade

O time do Santos provou que é uma bela equipe, mas o Neymar ao invés de ter a torcida ao seu lado, vem provocando a ira de muitos rivais principalmente pela sua arogancia dentro de campo. No jogo de hoje em que o Santos foi derrotado pelo Palmeiras, Neymar foi expulso e falou muitos palavrões para o árbitro da partida como se ele fosse alguém e por enquanto ele não é nada, pois nunca ganhou nenhum título, nem nas categorias de base. Acho que o garoto precisa calçar a sandália da humildade.

12 de mar. de 2010

Tempo

Peço desculpas aos leitores, pois tem dia que não consigo postar nada aqui no blog. A cada dia minha vida esta mais corrida e com menos tempo de sentar na frente do computador e escrever aqui. Mas, na medida do possível vou postando algumas novidades e cornetando que fizer coisa errada. Com diria alguns amigos meus - "o dia precisaria ter mais horas para conseguir fazer tudo o que queremos"....

Mudando de classe

A população de Maringá está migrando das classes baixas e médias para as classes altas. É o que aponta um estudo realizado pelo departamento economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e divulgado nesta sexta-feira (12). O trabalho mostra que, em 2009, houve crescimento das classes A e B, e redução das classes C e D. O estrato classificado como E praticamente não existe mais no município. A pesquisa classifica os moradores conforme os bens que possuem, como imóveis e carros; e os serviços a que tem acesso, tal qual a internet. O resultado é cruzado com a média de renda dos habitantes, de forma a se checar as informações. Trata-se, segundo os pesquisadores, de uma metodologia adotada internacionalmente.

Não esta funcionando

A chamada ‘lei seca’, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no entorno imediato das instituições de ensino superior volta ao debate. Desde que entrou em vigor, não se observou nenhuma vantagem aparente na medida. Em contrapartida, um número expressivo de comerciantes deixou o negócio, encerrando suas atividades ou se mantendo com dificuldades. Desemprego é o aspecto mais visível desse problema. Não se trata aqui de fazer uma defesa do consumo de bebidas, mas de colocar esse debate em perspectiva para se extrair dele alguns ensinamentos, entre eles que não há sentido esse tipo de proibição que, na prática, não produz o resultado esperado.

Rodeio em Marialva

Marialva prepara a estrutura para a realização do 9º Rodeio da Uva Fina, nos dias 19, 20 e 21 de março (sexta-feira, sábado e domingo), no Jardim Planalto. A abertura oficial do evento está programada para 20 horas na sexta-feira, (19), e deverá contar com a presença de autoridades e o tradicional desfile dos participantes. Nos três dias de festa, haverá montarias em touros e cavalos, parque de diversão, praça de alimentação e shows todas as noites. A expectativa dos organizadores é de receber um público de aproximadamente 15 mil pessoas durante o evento. A Narração do rodeio será do locutor Giovane Araújo, locução padrão Wesley Araújo.

I.P.T.U mais barato

Semana que vem o plenário da Câmara aprecia projeto de autoria do vereador Evandro Junior (PSDB) que cria a Nota Fiscal Eletrônica. Entre outras vantagem, o sistema vai gerar crédito para pessoas físicas e jurídicas que podem usar os valores acumulados para abater o IPTU. Trata-se de uma iniciativa inédito no âmbito do legislativo municipal que expressa a preocupação do nobre edil com a imensa carga tributária que pesa sobre os ombros do cidadão de todas as classes sociais.

Campanha Salarial 2010

Os Servidores Públicos Municipais de Maringá se reúnem neste sábado (13), às 8h30min, para a Assembléia Geral que dá início a Campanha Salarial 2010. O encontro será na Biblioteca Municipal (Sala Joubert de Carvalho). Entre as principais reivindicações dos Servidores Municipais estão a reposição e reajuste de 10,4%, revisão do PCCR, incorporação do abono, Programa de Atendimento Saúde do Trabalhador, novo plano de saúde, além de outros 12 pontos que a categoria busca uma solução imediata junto à administração municipal. A participação da categoria nestas discussões é muito importante, pois este é o momento ideal para discutir os avanços e defender o direito de todos os trabalhadores.

Beto Richa e Lula


A convite do presidente Lula, o prefeito Beto Richa, de Curitiba, visitou na tarde desta sexta-feira (12), a fábrica da Positivo Informática, na Cidade Industrial de Curitiba. “A qualidade Positivo é uma referência no mercado e um orgulho para os curitibanos e paranaenses, que veem as empresas do grupo crescer cada dia mais”, afirmou Richa. Na visita, o presidente e o prefeito conheceram a linha de produção da empresa, que hoje é líder de mercado em vendas de computadores. Também acompanharam o presidente Lula os ministros Dilma Roussef (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento) e o presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, além de outras autoridades

9 de mar. de 2010

Vai sair

Graças a Deus hoje será o último dia que estaremos vendo o sem terra Eliéser no BBB 10. Depois de sua atitude covarde em mandar sua namorada (Cacau) para o paredão o que lhe restou foi a vergonha de continuar no programa. Nesta noite ele vai sair com aproximadamente 65% e o próximo será o Dicesar que só vem fazendo besteira no jogo. Na minha opinião, os três finalistas serão Dourado, Cadu e Lia.

Maior bigode do Brasil

Aos 67 anos, o cabeleireiro Natalino Martielo Peixoto afirma possuir o maior bigode do Brasil, com 90 centímetros de ponta a ponta. Residente em Assis Chateaubriand (Oeste), o paulista de Presidente Bernardes cultiva o bigode há 35 anos e quer entrar para o Guinness Book. ''Na década de 1990 participei de um programa de televisão e desde então me tornei imbatível no Brasil. Só falta agora registrar o recorde oficialmente'', afirma.

Polêmica

O governo do Paraná poderá ter de desembolsar, no mínimo, R$ 296,36 mil em seis anos para pagar salários de policiais militares que farão a segurança particular do governador Roberto Requião (PMDB) depois que ele deixar o cargo. O projeto que obriga o estado a assegurar guarda-costas durante três anos para ex-governadores foi apresentado ontem na Assembleia Legislativa.

Mais táxis

A Secretaria de Transportes (Setran) irá abrir licitação para aumentar a frota de táxis, em Maringá. A cidade tem uma média de veículos menor que outros municípios de mesmo porte, mas os taxistas que já estão na praça encaram a novidade com receio. São 2,7 mil habitantes para cada táxi em circulação. A proporção em Londrina é um veículo para cada 1,6 mil pessoas. A ampliação na oferta será de 52%. Ao todo serão abertas 60 novas vagas, sendo que atualmente 126 carros estão em circulação.

Peixe mais barato este ano

Quem costuma preparar frutos do mar na época da Páscoa tem uma boa notícia: o preço médio dos peixes em Maringá está mais barato neste ano do que em 2009. A informação é do Procon, que realizou pesquisa de preço em nove supermercados e peixarias da cidade. Mas, para economizar, é preciso estar atento: um mesmo produto é vendido em lugares diferentes com variação de preço de quase 200%, caso do camarão rosa.

Lei cidadão

Fresno e Pitty na Expoingá 2010

Fonte - www.angelorigon.com.br
Shows acontecem nos dias 9 e 12 de maio; a grade oficial será anunciada na quarta-feira à tarde. Oficialmente, a grade de shows da Expoingá 2010 será divulgada nesta quarta-feira às 15h, em coletiva na Sociedade Rural de Maringá, mas, graças a um leitor, o blog adianta dois shows – possivelmente os dois únicos espetáculos que não sertanejos da festa. A banda de emocore Fresno deve se apresentar no dia 9 de maio e a cantora de rock Pitty no dia 12 do mesmo mês. Os shows em Maringá nessas datas constam das agendas dos sites dos respectivos artistas. A Expoingá acontece de 6 a 16 de maio.

José Serra na estrada

O comando nacional e as direções regionais do PSDB avaliam que só têm uma saída para driblar mais 15 dias de silêncio do governador de São Paulo, José Serra, sobre sua candidatura ao Planalto: fazer com que o presidenciável tucano "desfile" ao lado dos candidatos a governador do partido e de legendas aliadas que estão em campanha Brasil afora. "Todo mundo quer a presença dele nos Estados e Serra precisa desatar esse nó", disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Projeto bom.........será?

Assinado por treze deputados estaduais e envolto em polêmica, começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto que possibilita aos ex-governadores requerer, gratuitamente, ao Estado os serviços de segurança pessoal assim que deixarem os cargos. O líder da bancada do PSDB, deputado Ademar Traiano (PSDB), já adiantou seu voto contrário à medida. “O que é preciso é por segurança na rua para proteger as pessoas. Não as autoridades”, disse o deputado tucano. “Acho que o Requião não fez tanta coisa ruim assim para ter que ter essa segurança toda quando deixar o cargo”, ironizou o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni.

Nem por milagre

A família do maringaense Eliéser, um dos dois paranaenses que seguem na disputa do BBB 10, acredita que dificilmente ele escapará da eliminação desta terça-feira (9). Ele está no paredão com Marcelo Dourado e com o também paranaense Dicesar, de Londrina. "O Dourado vai escapar. A eliminação ficará entre o Eliéser e o Dicesar. E, pelo que tenho acompanhado, a popularidade do Dicesar está mais alta", diz a mãe do brother maringaense, Maria Aparecida Ambrósio. Eliéser foi para o paredão por indicação da líder da semana, Fernanda. Dicesar foi emparedado pelos votos de Cadu, Lia, Dourado e Anamara. Dourado se juntou aos dois por indicação do próprio Dicesar, que atendeu o Big Fone e ganhou o direito de mandar um participante para a disputa. A minha previsão é a de que Elieser saia do programa com 65%.

Previsão do tempo

Maringá terá tempo aberto nesta terça-feira (9). O sol deve brilhar durante todo o dia, sem risco de chuva, conforme previsão do Instituto Tecnológico Simepar. A temperatura vai de 20ºC a 33ºC, com ventos fracos ou moderados. Nos próximos dias, o tempo também deve ficar aberto na cidade.

Curitiba lidera mortes de homossexuais

Curitiba foi a cidade onde houve mais mortes de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis em 2009, segundo um relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Os 14 homicídios registrados na capital fizeram com que o Paraná, que teve 25 mortes no ano, empatasse com a Bahia como o estado onde morreram mais homossexuais no ano passado. As informações são da Agência Brasil.

Que moral hein!

Todas as empresas filiadas à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) terão direito a um convite gratuito do show da cantora Ivete Sangalo, que acontecerá na sexta da próxima semana (dia 12), a partir das 22 horas, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. Para isso, o empresário ou seu representante devidamente autorizado deverá retirar um vale-convite na sede da ACIM nas próximas terça e quarta-feira, das 8 às 18 horas. Este vale deverá ser apresentado na bilheteria no dia do show para ser trocado pelo convite. A expectativa dos organizadores é que o show reunirá 25 mil pessoas e os menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável. A ACIM é uma das apoiadoras institucionais do evento.

8 de mar. de 2010

Parabéns

Previsão do tempo

A semana começa com calor em Maringá. Nesta segunda-feira (8), a máxima do dia deve atingir 32ºC, segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Apesar de a nebulosidade ser alta, o sol deve aparecer durante todo o dia. Não há risco de chuva. Os ventos serão fracos ou moderados.

"Guerra ao Terror" é o vencedor do Oscar

O filme sobre o conflito no Iraque Guerra ao Terror foi o destaque da cerimônia do Oscar 2010 com seis prêmios, incluindo o de melhor filme e melhor direção para Kathryn Bigelow, que tornou-se a primeira mulher a vencer nesta categoria. O drama sobre um esquadrão especializado no desmonte de bombas também levou o Oscar de melhor roteiro original, com Mark Boal, e os prêmios para melhor montagem, edição de som e mixagem de som.

Paredão da semana


E Eliéser (São Jorge do Ivaí/Goioerê/Maringá) está no paredão do BBB 10, indicado pela líder Fernanda na noite de onte. Ele enfrentará Dourado (de novo) e Dicesar (Londrina/São Paulo); ou seja, pode ir preparando a malinha. Ainda está recente na memória do público a saída de sua namorada Cacau, debitada à sua falta de cavalheirismo – ele poderia ter recusado a imunidade, mas foi covarde. Após a definição do paredão, Dourado chamou Dicesar de duas caras, que ainda ouviu Anamara dizer que não tem nada a lhe agradecer; ele, claro, se arrependeu de não tê-la indicado. Acertei mais um paredão, postei no meu twitter (@danielmariga) e acredito que já posso escrever uma coluna sobre bbb....

7 de mar. de 2010

PSDB com mais palanques do que PT

O PSDB vai romper neste ano uma tradição do PT de lançar nas eleições estaduais mais candidatos a governador do que o adversário. Em 2010, serão os tucanos que terão mais palanques próprios nas disputas estaduais. A montagem desse tabuleiro eleitoral também mostra que a eleição do "nós contra eles" pregada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa federal não se dará na prática na maioria dos Estados. No cenário mais otimista, os petistas contarão, no máximo, com 13 nomes do partido para governador neste ano - apenas 9 estão confirmados por enquanto (AC, BA, DF, MS, PA, RS, SC, SE e RO). O PSDB tem representantes garantidos em 14 Estados (AC, AP, AL, ES, GO, MG, PA, PR, PI, RO, RR, SP, TO e CE), podendo chegar a 19. As duas legendas governam cinco Estados cada uma.

Resultado campeonato amador

A terceira rodada do Amador Regional teve como destaque a goleada do São Jorge/Técnico Riscos sobre o Iguaraçu, na casa do adversário. Outros destaques foram as vitórias de Tapejara, CE Santa Fé e Ferroviária, pela primeira vez do técnico Carlinhos Carabeli. O CAP de Munhoz de Mello manteve os 100% de aproveitamento. Confiram os resultados da 3ª Rodada
CAP Munhoz de Mello 02 X 01 Sarandi FC
CE Santa Fé 02 X 01 AC Marialva
Iguaraçu FC 00 X 06 São Jorge/Técnico Riscos
União Mandaguaçu 01 X 02 Tapejara AC
CA Iguatemi /Passarela 03 X 00 Itambé FC
Ferroviária Maringá 02 X 00 CE Mandacaru

63 pontos em uma partida

Com 63 pontos, o ala Marcelinho quebrou o recorde de pontos numa mesma partida do campeonato brasileiro de basquete em toda a história. A façanha foi alcançada na vitória de 101 a 89 do Flamengo em cima do São José, na manhã deste domingo, na Arena da Barra, no Rio. Marcelinho só ficou sabendo de seu feito nos momentos finais da partida. "Eu nunca fico sabendo quantos pontos estou marcando. No último quarto, depois que marquei sessenta pontos, alguém do banco me avisou. Mesmo assim eu não acreditei. É muita coisa. Acho que jogador nenhuma tem uma certeza de quantos pontos está marcando na quadra. A gente sabe quando está em um dia legal, só isso. Mas, sinceramente, eu não imaginava que tinha marcado tantos pontos", disse o ala.

Amistoso CIAGYM

O Ciagym Maringá, que se prepara para as disputas do Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro, faz partida amistosa diante da equipe paulista do Garça, na próxima terça-feira, no Ginásio de Esportes da Acema. O adversário dos maringaenses faz parte da Liga Nacional de Futsal. Um bom teste para equipe do competente técnico Amorim.

BBB 10

Logo mais, tem formação de paredão no bbb 10, a única certeza que tenho é a de que o Elieser estara no paredão e aposto que junto com ele estarão Dourado e Dicesar. O Sem terra Elieser é uma mistura de Tirso (ex-bbb 4) pelas bobeiras e melações com a Claudia, Cowboy (ex-bbb ) pelas tentativas frustradas de armações e Jean Willis (ex-bbb 5) nem vou comentar o motivo né, será que precisa.....

Problema em Terra Rica

O Ministério Público (MP) protocolou uma nova ação na Justiça contra o prefeito de Terra Rica (57 km a noroeste de Paranavaí), Devalmir Molina Gonçalves. O processo por improbidade administrativa questiona um contrato da prefeitura com a empresa Terra Rádio e Televisão Ltda. O MP suspeita que houve fraude na licitação. Segundo o órgão, a empresa pertence ao filho de um ex-secretário municipal. O contrato, de dois anos, tem valor total de R$ 105 mil.

Baderna


Hoje fui a missa das 19h30 da Catedral e o que chamou atenção foi a baderna em volta de uma das entradas principais da Igreja. As pessoas podem e devem ir até a praça, mas acredito que sem bebedeira, som alto, pois ali é um lugar de respeito, principalmente nos horários de missa. A guarda municipal poderia ficar ali para dar uma tranquilidade para as pessoas que estao chegando ou saindo da missa.

Final de semana violento

Proporcionalmente, este último fim de semana foi mais violento nas estradas da região Noroeste do que o último feriadão. Ao longo das 114 horas que durou a Operação Carnaval, sete pessoas morreram nas rodovias fiscalizadas pela Policia Rodoviária Estadual (PRE) e nenhuma nos trechos de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já ao longo deste último fim de semana, pelo menos seis mortes foram registradas nos mesmos trechos, num período de apenas 63 horas. Isso representa um aumento proporcional de 50%, visto que se a tendência do feriado de carnaval tivesse se mantido (uma morte a cada 16 horas), o número de óbitos neste fim de semana deveria ter sido de apenas 4. Os dados foram fechados com os boletins consolidados de sexta-feira (5) e sábado (6), mais as ocorrências informadas pela PRE e PRF até 15 horas de domingo (7)

Inauguração

Esta confirmado para o dia 16 de março a inauguração da Polo Disco Club, casa noturna que promete ser mais uma alternativa para o público maringaense que gosta de música de qualidade. Muitas novidades, todas as quartas-feiras querem fazer a noite do humor e a casa estara sempre trabalhando com DJs e Bandas, sem sertanejo.

OAB cancela segunda fase

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou neste domingo (7) o cancelamento das provas da segunda fase do exame de Ordem, que habilita bacharéis de direito a exercerem a advocacia. A correção das provas havia sido suspensa na semana passada devido a suspeitas de vazamento de gabarito. O novo exame será realizado no dia 11 de abril. Segundo as denúncias, um candidato teria tido acesso à prova antes de sua aplicação, no dia 28 de fevereiro passado. O vazamento teria sido da prova prática de Direito Penal. O exame foi aplicado de forma unificada em todo o país. No total, 18,7 mil candidatos fizeram as provas em 155 locais.

Tragédia em Guarapuava

O jogador de futsal Robson Rocha Costa, de 22 anos, morreu neste domingo (7) após sofrer um grave ferimento enquanto disputava uma partida festiva de futsal no sábado, em Guarapuava, região Centro-Sul do Paraná. A partida era válida pela Copa 200 Anos entre as equipes do Guarapuava/Deportivo Futsal e Palmeiras/Jundiaí no Ginásio Joaquim Prestes. O atleta foi atendido por socorristas do Corpo de Bombeiros e encaminhado até um hospital local, mas não resistiu.

6 de mar. de 2010

Pergunta

E precisa o presidente Lula pedir licença do cargo para fazer campanha para a ministra Dilma Rousseff?

Lotação

A procura por atendimento de pacientes com sintomas de dengue dobrou nos últimos dias no Hospital Municipal de Maringá (HM), segundo estimativa da direção. Só na sexta-feira (5), aproximadamente 400 pessoas buscaram a unidade de saúde, sendo que 80% apresentavam febre e dores musculares, características de dengue. Para piorar o situação, algumas pessoas buscaram o HM com suspeita da nova gripe.

Imperado em perigo

O novo episódio envolvendo Adriano, um dia após voltar da seleção brasileira, não foi comentado diretamente pelo técnico Dunga, mas ele não deixou de mandar um recado para o Imperador e outros jogadores afeitos às noitadas. Segundo ele, a briga com a noiva, Joana Machado, que o tirou dos jogos contra o Resende, neste sábado, e contra o Caracas, na próxima quarta, é um problema interno do Flamengo, mas avisou que na convocação para a Copa do Mundo da África do Sul, em maio, só estarão na lista de 23 jogadores que estiverem em condições física e técnica adequadas.

5 de mar. de 2010

Bambis querem abandonar

Ricardo Gomes diz ter vários motivos para o São Paulo abandonar o Paulista e priorizar somente a Libertadores. O treinador alega que o elenco tem sofrido desgaste excessivo em razão de viagens e intervalo curto entre os jogos, e já adiantou que quando a competição das Américas “esquentar”, o time enviará somente jogadores reservas ou adotar formação mista para o Estadual. Na avaliação do técnico, a medida de largar o Paulistão só não foi adotada devido ao compromisso com o torcedor do São Paulo, que paga o ingresso para ver “espetáculo”.

Campeonato Olímpico

Mostrando seriedade desde o seu início o campeonato interno do clube olímpico de Maringá no futebol suíço, tirou os pontos das equipes do BV Financeira e Ricercato por utilizarem atletas irregulares na primeira rodada da competição. Mesmo sendo considerada duas equipes tradicionais o departamento de esportes do clube cumpriu a risca o regulamento e tirou os pontos. Parabéns para organização do evento.

Ronaldo no bbb 10

Depois de disputar dois jogos seguidos como titular, Ronaldo será poupado do compromisso do Corinthians contra o São Caetano, neste domingo, às 17h, na Arena Barueri, pelo Campeonato Paulista. O centroavante e o meia Tcheco não foram relacionados pelo técnico Mano Menezes para a concentração. Ronaldo, inclusive, foi anunciado pelo diretor do Big Brother Brasil 10, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, como participante especial da "prova do anjo" do programa neste sábado, no Rio de Janeiro

Aécio de vice

Nem todos os tucanos estão convencidos da negativa do governador mineiro, Aécio Neves, em ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador paulista, José Serra, para disputar a corrida presidencial pelo PSDB. Uma ala do partido aposta que Aécio pode mudar de ideia até junho, prazo final para a composição. A prioridade agora, defendem, é o lançamento da candidatura de Serra à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deverá ocorrer daqui a três semanas.

Ex-mulher é suspeita

Para a polícia, não há mais dúvidas. A morte do prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz (PP), teria sido encomendada pela ex-mulher dele, Josiane Portes de Barros Rutz. Ela foi presa no início da noite de anteontem. Fabio Faria, que confessou ter disparado os dois primeiros tiros na vítima, também está preso. Outros dois suspeitos já foram identificados e estão foragidos, mas a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) não descarta mais prisões de envolvidos no assassinato. O crime aconteceu na última segunda-feira no município da Região Metropolitana de Curitiba. Os detalhes que motivaram a execução não foram oficialmente divulgados por segredo de Justiça decretado pela comarca de Rio Branco do Sul. No entanto, o secretário Luiz Fernando Delazari comentou com a imprensa o que já seria conhecido pela população do pequeno município de cerca de 30 mil habitantes. ''Eles tiveram uma separação conturbada, motivada por traições. Também havia uma questão financeira, da partilha de bens. Ela recebeu R$ 500 mil na separação e queria mais'', contou.

Gripe A

O remédio para combater o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, estará disponível na rede própria do programa Farmácia Popular do Brasil. De acordo com portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU), o Fosfato de Oseltamivir estará disponível a partir do dia 15 de abril até 15 de março de 2011. A distribuição do medicamento é gratuita e somente será feita com a apresentação e retenção da receita médica

Na justiça

O ministro Paulo Bernardo entrou com uma ação civil na Justiça na tarde desta sexta-feira (5) contra o governador do Paraná Roberto Requião. O chefe do Executivo paranaense acusou o ministro de ter utilizado dinheiro público para comprar uma rádio e de ter superfaturado o valor de um ramal ferroviário que seria construído na região de Guarapuava. De acordo com o advogado de Paulo Bernardo, Luiz Fernando Pereira, a indenização pedida é de R$ 100 mil. Pereira disse ainda que irá ingressar com outra ação contra o governador. Mas, a ação criminal será protocolada somente após Requião renunciar ao cargo de governador – o que deve ocorrer até 4 de abril -, uma vez que pretende concorrer a uma vaga ao Senado. “Entraremos com a ação quando Requião não tiver mais foro privilegiado e puder responder como um cidadão comum”, afirmou Pereira.

Artigo ECA

20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
(*) Waldyr Pugliesi
No próximo dia 13 de julho completa 20 anos da vigência do Estatuto daCriança e do Adolescente, o ECA. A entrada em vigor do Estatuto, resultadoda mobilização social e do trabalho de especialistas na defesa do estadodemocrático, representou um dos primeiros grandes avanços da liberdade deexpressão reconquistada com o fim da ditadura militar e consolidada naConstituição Federal de 1988.
É bom lembrar, que o ECA existe para todas as crianças, adolescentes ejovens, mas principalmente para os filhos de famílias pobres. Estes sãoos mais vulneráveis e os que mais precisam da ação do Estado e das leis.Ao estimular a construção de oportunidades e de redução dasdesigualdades, o Estatuto é mais um instrumento importante detransformação social.
Nesses 20 anos o ECA garantiu conquistas significativas, claro que nãodefinitivas, o aperfeiçoamento das leis precisa ser uma constante. O textoe o espírito da lei incorporam uma atenção especial às crianças,adolescentes e jovens e reforçam a idéia de que os brasileiros, nessafase decisiva da formação dos cidadãos, devem ser tratados de maneiradiferente dos adultos.
O Estatuto provocou a ampliação de serviços para essa faixa etária,estimulou a descentralização das políticas públicas e aumentou aconscientização da sociedade para a proteção das crianças. Entre osprincipais avanços estão a redução de mais de 50% do trabalho infantil,redução de 30% da gravidez na adolescência e a diminuição de 50% doscasos de mortalidade infantil.
No Paraná, a infância e a adolescência ganharam prioridade nos seteanos de governo do PMDB. Neste período o Governo do Estado criou aSecretaria da Criança e Juventude, em 2007, a única do país. Ainiciativa resultou em um aumento significativo de recursos tornando oParaná o Estado que mais destina recursos em ações voltadas àscrianças e aos adolescentes.
A secretaria executa políticas de atenção ao adolescente em conflitocom a lei, de promoção de redes de proteção às crianças e aosadolescentes, de incentivo de políticas para a juventude, e ainda faz aarticulação entre instituições que atuam com o públicoinfanto-juvenil. Em 2008, a Secretaria coordenou a elaboração do Guia dePolíticas Públicas para a Juventude, publicação que apresenta osprincipais programas, projetos e ações desenvolvidas pelos órgãospúblicos estaduais.
Neste mesmo ano a Secretaria realizou a 1ª Conferência Estadual dePolíticas Públicas para Juventude. O evento mobilizou mais de 90 miljovens em 165 municípios. O maior público de uma conferência estadual,segundo a Secretaria Nacional de Juventude, a SNJ.
O Governo do Estado também investiu na criação dos Centros daJuventude, programa aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos daCriança e do Adolescente, o CEDCA. Estas estruturas foram concebidasaliando oportunidades de produção cultural, formação profissional,participação social e política dos jovens. Será um lugar de encontro,formação e convivência, e terá seu funcionamento pensado e organizadojunto com a juventude.
A juventude brasileira e paranaense ainda sofre com a herança de governosde exclusão social. Os indicadores revelam problemas graves nessa faixaetária, que estão sendo revertidos, graças ao Estatuto da Criança e aoAdolescente e de governos como o do Paraná, que investem no resgate dessageração.

Beto Richa propõe ampla aliança


O prefeito Beto Richa, de Curitiba, propôs nesta quinta-feira (4), em Assis Chateaubriand, a construção de uma ampla aliança de partidos para apresentar aos paranaenses, nas eleições de outubro, um grande projeto de desenvolvimento social, econômico e sustentável para o Estado. “Estamos conversando com lideranças de diversas legendas a fim de estabelecer um amplo leque de aliados em torno de um projeto que alavanque o desenvolvimento do Paraná”, afirmou Richa.

Senhor Senador.....

Tenho pelo senhor a mais alta estima e consideração. Sua biografia política é irrepreensível, assim como sua enorme contribuição à construção de um país democrático e mais justo. Então, senhor Alvaro Dias, causa-me surpresa e incompreensão vê-lo nesse bate-boca estéril (via twitter), sem sentido, com pessoas as quais deveria ignorar, pela inexpressividade que têm no cenário político. Preserve sua biografia, senador, e não se deixe envolver nessa querela que conspira contra sua trajetória de cidadão e político. Retire-se dessa pendenga, desse imbróglio que está a se notabilizar por uma troca infundada de acusações, perpetradas por personagens que daqui a pouco serão lembradas apenas pelo discurso fácil de quem se aproveita da oportunidade, da ocasião, para alcançar alguma notoriedade. O senhor não precisa disso. Sua história o distingue, o faz grande e quando deixar o cenário político será lembrado pela extensão de seu trabalho que começou lá longe, num longínquo 1968 para se alicerçar num conjunto de virtudes que o faz grande. Não se apequene, senador, e deixe de alimentar a reação de quem o teme pela sua grande moral.

4 de mar. de 2010

Jeane Nogaroli Guioti será a homenageada

A empresária Jeane Nogaroli Guioti será a homenageada do Prêmio ACIM Mulher 2010. A escolha foi feita por uma comissão julgadora na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Promovido pela ACIM, com realização do ACIM Mulher, o prêmio tem como objetivo homenagear mulheres, que pelo seu trabalho, se destacam na comunidade. A entrega do Prêmio acontecerá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Moinho Vermelho. Os convites para participar do evento podem ser adquiridos na sede da ACIM pelo valor de R$ 65,00.

Eleição

Dia 11 de abril estara acontecendo em Ângulo, cidade próxima de Maringá a definição sobre quem será o Prefeito da cidade. De um lado, Moisés que assumiu interinamente a prefeitura e do outro Toninho Romano. Muita gente da região estara envolvida nesta eleição que promete ser das mais acirradas.

Para voltar ao G4

Dois jogos sem vencer tiraram o Corinthians do grupo de classificação às semifinais do Campeonato Paulista. Para voltar ao G-4 e manter vivo o sonho do segundo título estadual consecutivo, o Timão terá uma dura missão neste quinta-feira, às 17h (de Brasília), no Pacaembu. A equipe dirigida pelo técnico Mano Menezes enfrenta o Botafogo, uma das sensações da competição e dono da melhor defesa até o momento. Restando apenas oito rodadas para o encerramento da primeira fase, o confronto ganhou ares de decisão no Parque São Jorge. O Corinthians é o sexto colocado, com 19 pontos, apenas dois abaixo do Pantera, que ocupa a quarta posição. Entretanto, mais do que voltar à zona do quatro melhores, o Timão precisa de um bom resultado para espantar as más exibições no empate sem gols com o Rio Branco, em Barueri, e na derrota por 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro.

Viajando

O cenário eleitoral está pegando fogo e o vice-governador Orlando Pessuti está a bordo de um cruzeiro pela costa brasileira, em companhia de dona Regina e demais familiares. Consta que a viagem é para fugir dos inúmeros pedidos de emprego que tem recebido por conta da iminente posse no comando do governo. Depois quer ser governador do estado, vai entender?

Data marcada

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), irá renunciar ao cargo no próximo dia 30. A decisão foi tomada ontem no final da tarde durante um encontro entre Beto, auxiliares e o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni. O prefeito deixará a prefeitura um dia antes de o governador Roberto Requião (PMDB) se despedir do governo, no dia 31. O prazo máximo para a desincompatibilização de quem pretende disputar as eleições de outubro se encerra no dia 3 de abril.

Ficha criminal de candidatos

Os candidatos que respondem a processos na Justiça terão suas fichas criminais publicadas na internet durante a campanha eleitoral deste ano. O Tribunal Supe­­­rior Eleitoral (TSE) decidiu divulgar a certidão criminal de todos os políticos que participarem da disputa. A informação estará no sistema de divulgação de candidaturas do tribunal (www.tse.gov.br), junto com dados como a escolaridade e declaração de bens dos inscritos para a eleição.

Vai voltar?

O Grêmio Maringá (GEM) entra na fase final de preparação para sua primeira competição após o retorno do time ano passado. No próximo dia 20, a equipe enfrenta o Sport Campo Mourão pelo Campeonato Paranaense Sub-20. A base de jogadores vai contar com atletas que também fazem parte da equipe profissional, como Tiago, Adriano, Índio e Washington, que foi destaque no amistoso contra o Naviraiense, no início de fevereiro. O jogo de estreia será na casa do adversário, no Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão.

Dia abafado

Esta quinta-feira (4) terá tempo abafado em Maringá, indica a previsão do Instituto Tecnológico Simepar. O sol deve aparecer, mas o céu segue com muitas nuvens, como em dias anteriores. A temperatura varia entre 19ºC e 31ºC, com ventos fracos. Não há previsão de chuva para nenhum período do dia.

Remuneração dos policiais

O piso de remuneração de R$ 3,5 mil para policiais civis e militares e bombeiros no Brasil, que está sendo discutido no Congresso Nacional, causará um aumento de 39,2% na folha de pagamento no Paraná. Os gastos mensais com os policiais ativos no estado passarão dos atuais R$ 51 milhões para R$ 71 milhões. Atualmente, a remuneração média é de R$ 2.537 para policiais militares (incluídos os bombeiros) e de R$ 2.484 para policiais civis. O efetivo ativo no estado é de cerca de 20 mil homens. Um valor justo, para aqueles que defendem nossa segurança.

Sarney na presidência????

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se licenciar do cargo, nos meses de agosto e setembro, para participar ativamente da campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência. O presidente Lula quer evitar problemas com a Justiça Eleitoral e se dedicar integralmente à tarefa de eleger seu sucessor. Com isso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que não disputa as eleições, voltará temporariamente à Presidência da República. O vice José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deverão ser candidatos e não poderiam assumir o cargo.

Carga tributária

O vereador Evandro Junior (PSDB), de Maringá, abordou na sessão da última terça-feira em discurso na Câmara a carga tributária que onera empresas e trabalhadores. “Trata-se de um tema cuja discussão é inadiável – e não podemos nos furtar a ela com a justificativa de que se trata de assunto de competência estadual ou federal”, argumenta o parlamentar. “Não se trata aqui de defender menos tributos para esse ou aquele setor, mas para todos, seja ele do comércio, indústria ou prestação de serviço, sem esquecer o cidadão comum, o trabalhador ao comprar qualquer produto”, disse durante sua intervenção da mesa diretora da Câmara.

2 de mar. de 2010

Arbitragem maringaense

Paulo Alves Jr, a grande revelação da arbitragem maringaense e que em poucos anos estara apitando jogos da Confederação Brasileira de Futebol, esteve no último domingo na cidade de Cianorte, trabalhando como 4º árbitro da partida entre a equipe local e Toledo, no qual houve empate em 1x1. Na foto Paulo Alves (1º da esquerda para direita) aparece ao lado do assistente CBF, Francisco Prado, o árbitro Leomir França Cuque e o outro assistente Cesar Nogueira.

Caso Ribas Carli

O juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar deve ouvir nesta quinta-feira (4) quatro testemunhas de defesa do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho - que moram em Curitiba - na audiência final de instrução. A informação foi confirmada pelo Tribunal do Júri na tarde desta terça-feira (2). Três testemunhas não tinham sido intimadas para comparecem às primeiras audiências - que ocorreram nos dias 4 e 5 de fevereiro -, e a quarta justificou a falta anteriormente. Carli Filho é acusado de provocar o acidente em que morreram Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20. Na quinta-feira serão ouvidos um motorista que teria presenciado o acidente - ele estaria na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no bairro Mossunguê -, dois moradores da região e uma funcionária do gabinete do ex-deputado. Após o depoimento de todas as testemunhas, Avelar decidirá se Ribas Carli irá ou não a júri popular.

Redução da jornada de trabaho

Aprovada pela comissão especial da Câmara em junho do ano passado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que reduz a jornada de trabalho de 44 para 30 horas semanais e eleva de 50% para 75% o valor das horas extras, não deve ser votada este ano. A PEC tramita no Congresso desde 1995 e sempre configurou tema polêmico, que opõe patrões e empregados por suscitar percepções distintas sobre seu alcance e eficácia. Depois de passar pela comissão, a PEC precisa ser votada em dois turnos no plenário da Câmara. Para ser aprovada, são necessários no mínimo 308 votos favoráveis. Depois disso, será encaminhada para discussão e votação no Senado Federal. Mas esse ritual não deve ocorrer ao longo de 2010, entre outras razões por tratar-se de assunto controverso cujo debate causa desgaste – e parlamentares fogem desse tipo de problema em ano eleitoral.Além disso, trata-se de tema que pode induzir o plenário a uma decisão demagógica, sem o necessário debate para preservar interesses distintos e encontrar um meio termo capaz de satisfazer empregados e empregadores. Mas confesso que não tenho uma opinião formada sobre a redução da jornada de trabalho e a capacidade da medida em ampliar a oferta de emprego, como defendem as lideranças sindicais.Argumentos não faltam para sustentar aspectos positivos e negativos da proposta, quase todos embasados na experiência francesa, que reduziu de 39 para 35 horas sua carga de trabalho semanal para enfrentar uma taxa de desemprego próxima dos 13%. A medida adotada no final dos anos 1990 de fato ampliou a oferta de vagas no de trabalho em alguns segmentos, mas especialistas atribuem o resultado ao conjunto de vantagens oferecidas às empresas.Redução dos encargos tributários e trabalhistas está entre as medidas adotadas pelo governo francês para sustentar a redução da jornada e fazê-la gerar mais postos de trabalho. Em contrapartida, registrou-se fechamento de pequenas empresas, incapazes de arcarem com os custos adicionais de uma jornada extra de trabalho para compensar a redução da produção. Os franceses concluíram na segunda metade de 2000 que a medida não era exatamente positiva.Não é a primeira vez que se fala em redução da jornada de trabalho no Brasil. A Constituição de 1988 encolheu sua extensão de 48 para 44 anos semanais. Pelo que se sabe, a medida não gerou emprego. Empresários argumentam que a estratégia de reduzir a jornada com o objetivo de criar postos de trabalho é atirar em alvo errado. O sucesso na ampliação da oferta de vagas é alcançado pelo crescimento econômico, com incentivos diversos patrocinados pelo governo.Empresários ligados a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) argumentam que jornada menor vai aumentar os custos de produção das empresas e reduzir a competitividade – e defendem a livre negociação entre patrões e empregados na busca de um consenso. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) contestam os empresários e agrava o debate.De acordo com o estudo, o custo com salários no Brasil é muito baixo quando comparado com outros países. Assim, a redução da jornada de trabalho não traria prejuízos às empresas. O custo/hora da mão-de-obra manufatureira no Brasil é de US$ 5,96, valor muito inferior ao pago a trabalhadores da Alemanha (US$ 37,66) ou do Reino Unido (US$ 29,73). Uma redução de 9,09% na jornada representaria um aumento no custo total da produção de apenas 1,99.Como ainda não se chegou a um consenso entre trabalhadores, empresários e governo sobre a votação da PEC, é de se supor que o debate vai se prolongar, mas seja qual o conteúdo da proposta que será debatida em plenário, ela deve preservar empregos, benefícios trabalhistas e mais ainda salários, da mesma forma que não pode conspirar contra a competitividade e o custo de produção. Do contrário, será mais um obstáculo a onerar a economia, com conseqüências imprevisíveis.
Evandro Junior é vereador em Maringá

Cláudia para Eliéser: 'Me respeita'

Eliéser faz uma pergunta sobre a agência de eventos de Cláudia que a desagrada: "Você não agencia umas meninas lá, não?", diz. "Você tá me tirando? Você tá me perguntando se eu agencio garotas de programa?", a empresária pergunta, perplexa. "É", ele responde. "Ah, Eli, me respeita", a sister pede. "Não pode fazer brincadeira com você, é?", Eliéser diz, irritado com a reação de Cláudia. O paranaense deixa a varanda resmungando: "Show... Não brinco mais, ponto... Menina chata... Você não brinca mais comigo", diz. Depois dessa, o que podemos esperar desse ser que não sabe nem de onde é.

Beto Richa em Assis Chateubriand

O prefeito Beto Richa, de Curitiba, apresentará a experiência de gestão da capital paranaense em palestra nesta quinta-feira (4), às 18h30, na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira (Acenbac) de Assis Chateaubriand. Convidado pela prefeita Dalila Mello, Richa falará sobre o Contrato de Gestão, ferramenta inédita na administração municipal brasileira, que estabelece metas objetivas para todas as áreas da Prefeitura de Curitiba.

Doações de campanha

As regras para as eleições deste ano começarão a ser definidas hoje à noite pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até sexta-feira como determina a lei, a corte precisa definir as regras para arrecadação de recursos, doações por cartão de crédito, prestação de contas e voto em trânsito e em presídios. Para as próximas eleições, as pessoas físicas poderão doar recursos para os candidatos e partidos utilizando-se do cartão de crédito. As doações ficarão limitadas a 10% do rendimento bruto do doador medido no ano anterior e serão feitas na página da internet a ser criada pelo partido especificamente para isto. O doador poderá parcelar a doação até a data limite do primeiro turno. A proposta de resolução veda a utilização de cartões corporativos ou emitidos no exterior. O TSE também definirá a permissão para que presos provisórios e adolescentes internatos votem nas eleições de outubro. Para viabilizar a proposta, a corte ordenará que urnas sejam disponibilizadas nos presídios e promoverá um mutirão para que os detentos possam transferir seus títulos eleitorais ou retirar documentos de identificação

Perguntinha venenosa

No Paraná a escolha de Beto já está definida. E para a Presidência da República? O PSDB vai esperar Dilma ultrapassar Serra nas intenções de voto para lançar o seu candidato?

Prefeito pode perder o cargo

Com a cassação de Milton Martini (PP), quem assume a prefeitura de Sarandi, é o vice-prefeito, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), empossado na tarde desta terça-feira (2). No entanto, o novo chefe do Executivo corre o risco de perder o mandato, já que a Justiça suspendeu os seus direitos políticos pelo período de três anos. De Paula foi punido por supostas irregularidades cometidas quando ainda era vereador, na legislatura 2005-2008. Na ocasião, ele e mais oito parlamentares (incluindo quatro atuais vereadores) foram denunciados pelo Ministério Público, que entrou com uma ação por improbidade administrativa.

Trote irresponsavel

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou que irá designar um assistente social para acompanhar o calouro de Direito Rodrigo Ribeiro de Barros, encontrado ferido e desmaiado na madrugada desta terça-feira (2), nas proximidades da universidade. O estudante de 20 anos havia saído de uma festa e disse que o trote do qual participava transcorria normalmente e que não se lembra do que ocorreu. A universidade preferiu não divulgar nota oficial, pois ainda não tem informações consolidadas sobre o assunto. Segundo a assessoria, isso será feito após contato com a família do rapaz.

Raimundos em Maringá

O grupo de rock Raimundos vai se apresentar em Maringá no próximo dia 13. No site da banda há a informação do show, e de outro dia 12 em Curitiba, mas sem detalhes de local e preço de ingressos. A coincidência, lembrada por leitor, é que no próximo dia 6, no ginásio do Cesumar, o show será com o ex-vocalista dos Raimundos, Rodolfo Abrantes, hoje ligado à Bola de Neve Church.

Atrasos do PAC

O governo federal maquiou balanços para encobrir um mega-atraso nas principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento, confrontando o primeiro balanço do PAC com os seguintes, houve atraso em 75% das obras algumas cujo cronograma foi estendido mantiveram carimbos com a palavra "adequado". Há metas que passaram de conclusão da obra a "entrega do projeto" e ações atrasadas que sumiram de balanços. O PAC é gerido por Dilma Rousseff (PT), pré-candidata ao Planalto. Segundo o governo, a avaliação do PAC concentra-se nos riscos à realização das obras, e o cronograma é só um dos elementos. Os atrasos são atribuídos a fatores como fortes chuvas.

Sol

Maringá terá tempo quente e firme nesta terça-feira (2), conforme previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Tanto pela manhã quanto à tarde, o sol aparece em meio a muitas nuvens. Não há, porém, risco de chuva. A temperatura máxima chega a 31ºC, enquanto a mínima fica em 17ºC, com ventos fracos.

Prefeito cassado

Milton Martini (PP) não é mais o prefeito de Sarandi, na região metropolitana de Maringá. Acusado de mau uso do dinheiro público, ele foi cassado por unanimidade, na madrugada desta terça-feira (2), na Câmara de Vereadores, que no ano passado instalou uma Comissão Processante (CP) para investigá-lo. O vice-prefeito, Carlos Alberto de Paula Junior, será empossado às 16h desta tarde.

Segurança pública

Cerca de 2 mil policiais militares e bombeiros participam de uma manifestação hoje em Brasília para pressionar a Câmara dos Deputados a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300/2008. O texto cria um piso nacional para a categoria, baseado na remuneração básica de um soldado do Distrito Federal (R$ 4,5 mil por mês) – a mais alta do país. Em 23 dos demais 26 estados da federação, o salário inicial é menos da metade do sugerido no projeto.

1 de mar. de 2010

Prefeito assassinado


O prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz (PP), foi assassinado na noite desta segunda-feira (1º). De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu, por volta das 20h, na Rua Domingos Faria, no Centro da cidade da região metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo informações da PM, o prefeito estava dentro do próprio carro, um Golf, quando foi abordado pelos criminosos. A informação inicial repassada pela Polícia Civil era de que ele teria sido atingido por mais de dez tiros, disparados por pessoas que estavam em outro automóvel. No entanto, a Polícia Militar confirmou que Rutz foi abordado por duas pessoas que estavam em uma motocicleta de cor preta. Um carro Gol estaria acompanhando os motociclistas. Eles teriam discutido e o prefeito levou cinco tiros de arma de fogo: dois nas costas, um no peito, um na perna e outro no pé. O carro da vítima estava próximo à residência em que ele morava.

Enquete

Alvaro Dias joga a toalha

O senador Alvaro Dias (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (1º) que não tem mais esperanças de ser candidato ao governo do estado pelo PSDB do Paraná. “Não acredito que o PSDB do Paraná permita que eu seja candidato”, afirmou o ex-governador em entrevista concedida à rádio Band News de Curitiba. Entre muitas críticas à direção do partido no estado, Alvaro disse ainda que não tem certeza nem se votará no candidato tucano para a sucessão de Requião. Deixa no ar a possibilidade de apoiar o irmão, também senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Paraná, numa aliança com o PT e, talvez, PMDB.

Beneficente

Devolução de dinheiro

A primeira câmara do Tribunal de Contas do Paraná (TC) julgou irregulares as contas da Câmara de Curitiba referentes ao ano de 2004. O TC entendeu que a Câmara concedeu aumento de 53,7% de forma irregular para os vereadores naquele ano. Cabe recurso da decisão ao pleno do TC. O acórdão da decisão, publicado na sexta-feira pelo TC, informa que todos os vereadores daquela legislatura serão obrigados a devolver os valores recebidos a mais de forma indevido. O montante que deve ser devolvido, porém, não foi informado.

Inscrições terminam hoje

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) encerra nesta segunda-feira (1º) as inscrições para o concurso que vai escolher a logomarca da Região Metropolitana de Maringá (RMM). As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço www.concursormm.com.br, ou na secretaria do Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá (avenida Humaitá, 268) e no Codem (rua Basílio Sautchuk, 388), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

PTB e PSDB juntos

O PTB deve fechar aliança nacional com o PSDB para apoiar a candidatura do governador de São Paulo, José Serra. O presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, já conversou com o candidato tucano sobre a parceria no primeiro turno, ampliando a coligação dos partidos de oposição, hoje composta apenas pelo DEM e pelo PPS, além do PSDB. O acordo não está sacramentado, mas Jefferson antecipou que esse é seu desejo e a tendência natural da base petebista.

BBB 10

Esta pegando fogo a casa mais vigiada do Brasil. Com o paredão formado ontem, por Cacau, Lia e Dourado os nervos estão a flor da pele. A atitude do Eliéser foi a mais ridicula de todos os bbb"s, ele peitou a Lia, queria um paredão com ela e na hora que poderia acontecer fugiu e para piorar colocou a Cacau no paredão e tenho certeza que ela vai sair do programa. Mas, a Lia esta jogando errado agora achando que o Dourado queria tirar o foco do paredão sobre ele e por isso ela começa a subir na pesquisa e acho que até amanhã a diferença diminui, mas a Cacau sai com aproximadamente 42%. Vamos aguardar e ver, se a Cacau não estivesse com Eliéser, a Lia seria eliminada.

PSDB minimiza crescimento de Dilma

Líderes do PSDB consideraram hoje "natural" e "previsível" o crescimento das intenções de voto na pré-candidata à presidência pelo PT e ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo pesquisa Datafolha, a petista atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para quatro pontos percentuais a distância que a separava do seu principal rival, o governador José Serra (PSDB), que tem 32%. Na avaliação dos tucanos, o bom desempenho da ministra é fruto da superexposição de sua candidatura, que foi lançada oficialmente pelo PT, a sua aparição ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa do partido no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, além de sua presença constante em viagens para inaugurar obras pelo País.

Heber na Libertadores

A Comissão de Arbitragem daConfederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), presidida por Carlos Alarcon, definiu a escala dos árbitros e assistentes que vão atuar nos jogos do próximo dia 9 e 10 de março pela Copa Libertadores. Heber Roberto Lopes (Fifa-PR), o melhor árbitro do campeonato brasileiro de 2009, e na atualidade o melhor do País, foi designado para dirgir Nacional do Uruguai x Banfield da Argentina, e terá como assistentes Ednilson Corona e Erich Bartolomeu Bandeira.Não me surpreendeu a indicação do árbitro paranaense, já que mesmo tendo sido eleito o melhor apito brasileiro, Heber Roberto Lopes, manteve o equilíbrio, a sensatez, a humildade e deu continuidade a sua brilhante trajetória na arbitragem, cumprindo rigorosamente as Regras do Jogo e é um dos pouquíssimos árbitros de futebol da América Latina, que pune a prática do antijogo, combate a violência, demonstra ingente equilíbrio nas suas ações e mantém-se humilde, o que é a principal característica da sua conduta como ser humano e árbitro de futebol. Confira abaixo a escala completa da Copa Libertadores e os árbitros que irão apitar as partidas envolvendo as equipes brasileiras. Heber com prestigio em alta na Conmebol.