Pages

30 de mai. de 2011

Audiência Pública

Por proposição do deputado Evandro Junior (PSDB), presidente da Comissão de Educação, especialistas estarão discutindo o bullying nesta quarta-feira, 1º de junho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, durante uma audiência pública. Bullying é um termo em inglês (bully = valentão), que descreve atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos. Durante o evento, que será aberto às 9 horas, acontece também o lançamento do livro “Violência, Indisciplina e Educação”, editado pela Eduel (Editora da Universidade Estadual de Londrina), organizado pelas pesquisadoras e professoras Leoni Maria Padilha Henning e Maria Luiza Abbud. As pesquisadoras destacam que o tema da violência e indisciplina tem sido recorrente nas referências aos problemas atuais que a escola vem enfrentando: “Sua discussão apresenta-se, em alguns espaços, de forma banalizada, em outros de forma sensacionalista. O problema não se restringe ao âmbito escolar, no entanto afeta diretamente este espaço, considerado privilegiado a partir da modernidade como responsável pela formação de novas gerações”. Orientadas por tais percepções, as organizadoras intentaram ampliar a compreensão da questão a partir da apresentação dos múltiplos olhares sobre o tema, exigidos pela sua complexidade.

Confira os palestrantes desta audiência pública:

*Drª. Vera Regina Miranda. Psicóloga, psicoterapeuta, mestre em psicologia da infância e da adolescência, especialista em psicologia clínica e escolar educacional, professora universitária, escritora, conselheira junto ao CRP-08.

Tema: Repensando o fenômeno: o papel dos educadores

*Profª. Leoni Maria Padilha Henning. Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Tema: Violência na escola: a busca pela redução das ações facilitadoras

*Profª. Janeslei Aparecida Albuquerque. Professora da Rede Estadual de Ensino; Secretária de Assuntos Educacionais da APP-Sindicato.

Tema: Cultura do Medo e a Violência

*Profª. Fernanda Scaciota Simões da Silva. Diretora de Políticas e Programas Educacionais da SEED-PR.

Tema: Construindo a gestão de uma escola que protege

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Sua opinião é muito importante para mim!